The Art of Banksy: 3 obras da exposição que merecem ser relembradas
- Izabela Queiroz
- 4 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Sediada no estacionamento do Shopping Eldorado, em São Paulo, entre os dias 1 de fevereiro e 30 de abril deste ano, a exposição ‘The Art of Banksy: Without no limits’ já chegou ao fim. Mas, caso você tenha perdido a mostra, ou queira relembrar algumas das principais artes desse grande gênio artístico britânico, não se preocupe, o Antiquário Moderno listou abaixo três grandes e populares obras que estiveram na exposição que contou com mais de 160 quadros, esculturas, murais, fotos e litografias. Confira!
Kissing Coppers
A primeira delas é “Kissing Coppers”, obra que pertencia ao Pub Prince Albert em Brighton, Inglaterra. Ela representa bem a vertente crítica de Banksy com relação às questões políticas e sociais do mundo atual, algo que faz os olhos de alguns brilharem, mas que também leva incômodo para muitos outros — como mostra a obra, que por apresentar dois policiais fardados se beijando, foi vandalizada algumas vezes, até ser posta à venda pelo dono do pub em 2011, conforme repercutido pelo The Guardian no mesmo ano.
Painting for Saints
Partindo para uma obra mais recente, “Painting for Saints”, também conhecida como “Game Changer”, foi pintada por Banksy em 2020 e doada ao Southampton General Hospital no sul da Inglaterra , Reino Unido. A obra que reflete sobre quem foram os grandes heróis da época, mostra um menininho brincando com uma enfermeira de brinquedo que usa uma capa de super-heroína, mostrando que Batman, Superman, ou o Homem-Aranha haviam perdidos seus postos durante a pandemia de COVID-19.
Girl with ballon
E claro, não poderíamos deixar de fora dessa lista a questionadora “Girl with ballon”! A obra que ilustra uma garotinha perdendo seu balão em formato de coração foi reproduzida em uma tela e leiloada em Londres no ano de 2018 por mais de 1 milhão de libras, tornando- se uma das obras mais conhecidas do artista. Isso porque, quando a venda foi concluída, a obra teve um processo de autodestruição iniciado através de uma espécie de picotadora de papel colocada na moldura, surpreendendo a todos e deixando para trás uma grande crítica ao mercado da arte.
Mais sobre Banksy
Como diz o subtítulo da exposição que percorreu a Europa, Austrália e Estados Unidos, mas que foi trazida ao Brasil perfeitamente adaptada para cada espaço, Banksy, ‘não tem limites’. O artista que cria arte na rua e para a rua integrou a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo da revista Time em 2010, surgindo ao lado de grandes nomes como Barack Obama, Steve Jobs e Lady Gaga.
O curioso é que, apesar de Banksy ser extremamente conhecido no mundo da arte devido a sua influência ao longo dos anos, a real identidade do grafiteiro ainda é um grande mistério, por mais que, através de sua forma de ver e retratar o mundo, que reflete o incómodo e a beleza da arte e da sociedade, revele muito de quem realmente é.
Comments