[EDITORIAL] MUSEUS: COLETORES DE MEMÓRIAS
- Agência Elo
- 19 de nov. de 2019
- 1 min de leitura
TEXTO AUTORAL
Desde os primórdios da humanidade, as artes existiram e manifestavam grande importância, mesmo que indiretamente. Nada mais, nada menos do que os maiores coletores de memórias, os museus participam da construção crítica, reflexiva e cultural de uma sociedade.
O que você provavelmente deve ter ouvido bastante por aí é que “os museus são muito chatos”, “não existe nada de interessante nos museus” ou até mesmo “existem museus aqui na cidade?”. Esses são questionamentos que as vezes fazemos até para nós mesmos.
Essa frase deferida pelos diferentes tipos de pessoas, com diferentes gostos e etnias. Mas o Antiquário Moderno está aqui para acabar com esse estereótipo que você conhece e que pode até acreditar e viver.
Então por que devo ir a um museu? As maiores relíquias da história estão guardadas lá, relíquias que tem valor inestimável para a sociedade. Mais do que uma instituição histórica, dedicada a armazenar memórias, o papel cultural dos museus é sublime. O desenvolvimento de uma sociedade está diretamente vinculado a cada fóssil, objeto, pintura e informação contida nesses locais.
Além disso, é lá que pensamos e relacionamos passado e presente, nos fazendo refletir sobre o tempo, que por mais passageiro que seja, é eternizado nos arredores de um museu.
Comments