Destruindo memórias: O incêndio na Cinemateca Brasileira
- Tayna Andrade
- 3 de ago. de 2021
- 1 min de leitura
Chamas que consumiram o local destruíram obras importantes do cinema nacional

Cinemateca é atingida por incêndio na zona oeste de São Paulo. Foto: Reprodução/G1
Responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira, a Cinemateca sofreu o quinto incêndio na quinta-feira (29). Desta vez, o fogo atingiu um galpão localizado na Vila Leopoldina, na zona oeste de São Paulo. A instituição conservava cerca de 250 mil rolos de filmes e mais de 1 milhão de documentos, como roteiros, cartazes e livros, referentes às mais diversas obras. Com mais de 100 anos, alguns desses objetos seriam usados na construção de um museu sobre o cinema nacional.
O descaso com o patrimônio cultural é tão notório que as chamas no Museu da Língua Portuguesa e do Museu Nacional não serviram de exemplo para evitar mais essa tragédia que destruiu um acervo repleto de história.
Até quando iremos assistir a nossa memória ser queimada? Até quando o futuro do país será apagado como se não significasse nada? Até onde esse descaso vai? Questionamentos desse tipo devem ser feitos até que atitudes para proteger nossa cultura sejam tomadas. Que o futuro perdoe o abandono de anos de história e o desastre que apagou toda ela.
Comentários